Processador de 4 Núcleos

Cada vez mais populares os processadores de múltiplos núcleos tornaram-se realidade até para os computadores medianos atuais. Porém, muita gente ainda tem dúvidas se esse tipo de processador é realmente necessário ou um desperdício de potencial. 

Processadores (Foto: Reprodução)
Processadores quad-core entregam maior velocidade em muitas funções do PC 

Processador quad-core

Um processador quad-core é um processador de possui quatro núcleos dentro do mesmo CPU. Por padrão, processadores organizam suas atividades em filas de processamento ou threads, e quanto mais núcleos um processador tiver, mais filas ele terá a disposição, o que torna o processamento muito mais rápido. Em questão de desempenho, a vantagem de um processador ter mais núcleos é imediata. Quanto mais threads um processador tiver, significa que um processo demorado pode ser repartido em quatro partes iguais, no caso de um processador quad-core, e ser processado rapidamente.

A multiplicação dos núcleos dos computadores foi uma solução encontrada pelas fabricantes de processadores para evitar a estagnação do poder de processamento dos computadores. Com apenas um núcleo e uma thread, um processador fica limitado a uma fila de processamento, o que faz com que os processos sejam empilhados, levando os mesmos a serem processados um de cada vez, o que prolonga a execução de uma atividade.

Vantagens de um processador Quad-Core

As vantagens de um processador de quatro núcleos são inúmeras. Para o sistema operacional, um processador quad-core com um conjunto de componentes de hardware compatíveis, resulta em um computador muito mais veloz do que o que um com apenas um núcleo e mesma configuração.

As principais atividades onde o processador quad-core irá se destacar será na utilização de muitos programas ao mesmo tempo, ao editar vídeos, fotos e na execução de jogos pesados. Se para o consumidor comum, que não requer muito poder de processamento, os ganhos em performance são substanciais, para profissionais como editores de vídeos ou desenvolvedores de programas, um computador com processador quad-core é encarado como algo “básico” para os padrões atuais.

Outra vantagem dos processadores quad-core atuais é no consumo de energia. Com o avanço das arquiteturas e miniaturização dos processadores, as fabricantes conseguem criar chips cada vez melhores, mais potentes e que consomem menos energia. Os processadores quad-core atuais possuem recursos que permitem desligar alguns núcleos para economizar energia, ativando-os apenas sob demanda. Essa eficiência energética é essencial para notebooks, pois resulta em uma maior duração da bateria.